segunda-feira, 18 de maio de 2015

Festa do Divino Espírito Santo - Dia 3

Domingo do Senhor!, Com muito louvor iniciamos nosso terceiro dia de Novena em louvor ao Divino Espírito Santo, neste domingo nosso Bispo Diocesano presidiu a Eucaristia com uma Maravilhosa Homilia nos fala da igreja em saída, e da Importância do Espírito Santo 

Palavras de Dom João Inácio 

Chamados a pensar grandeza com a ir e contagiar de esperança (marcos 16,15-20).

Inicia uma nostalgia do Céu: Cristo se vai, mas somente dos nossos olhos. Não Penetra há Nuvens, mas no profundo das coisas, no intimo das criaturas e de Deus. <Somente o cristianismo ousou situar um Corpo de homem na profundidade de Deus> (R. Guardini).

A Ascensão do Senhor e a Celebração de duas Partidas, aquela de Jesus em direção ao intimo e ao profundo, para a glória do Pai; e aquela dos apóstolos, primeira Igreja em saída, em direção aos quatro cantos da terra anunciando Cristo, capaz de Marcar o mundo: "Ide Pelo Mundo Inteiro”. Que amplo horizonte Palavras! É como sentir-se estendido para todo universo, alargando os Braços para Abraçar cada criatura, cada coisa: é como respirar em comunhão com cada vivente; é como Sentir o Evangelho, boa noticia a Palavra de felicidade e de vida plana espraiar-se em Cada Paisagem do Mundo Como oxigênio e água fresca e clara, levando vida a cada vida que sofre. 

E estes serão o Sinais... Expulsarão os demônios... Imporão as mãos aos doentes e estes ficarão curados... Sinais Que não são reservados aos pregadores do Evangelho, mas que acompanham Cada pessoa que crê: e o primeiro sinal é a vida que é curada. A alegria que retorna. Podemos ter certeza de que a nossa fé é autêntica se ela confortar a vida e fizer florescer sorrisos ao redor de nós. Deus quer-nos torna curadores/cuidadores. A Fé faz caminhar ao encontro do outro. A fé tem pés. Quem não tem fé, o ateu, este não se interessa pelo irmão: ignora-o e lhe é indiferente.

E outro sinal é falar línguas Novas: Quem crê verdadeiramente, este se abre uma escuta do Outro e adquire a inteligência do Coração, que lhe permite comunicar-se com todos, com uma língua universal, que é uma Ternura, o amor, o cuidado, o respeito, a alegria.

 Os apóstolos partiram e o senhor agia juntamente com eles. A tradução literal soa assim: ‘ o senhor era sinergia com eles’. Que bela definição! Quem é Jesus? O Evangelho de marcos oferece esta pérola: Jesus, o senhor crucificado-ressuscitado glorificado é experimentado: como energia/força, presença que age com você, conosco. Você e ele, numa única energia/força, ação. O senhor não abandona os seus.

Cristo age com você em cada gesto de bondade; em cada palavra nova, terna e viva é Ele que fala; em cada construção de paz, é Ele que com você edifica o mundo. Cada manhã ele nos confia a terra e, à tarde, a reencontra rica de pão e, por vezes, amarga de suor, ‘ Senhor, esta é a tua alegria: prolonga em  nossas frágeis mãos poderosas’, fieis ao mandato: “Dai-lhes vós mesmo de comer”.

Os Onze partiram e pregaram por toda a parte. O Senhor chama os onze a esta navegação do coração, a este impulso evangelizador. São, ainda, um punhado de homens amedrontados e confusos e um núcleo de mulheres corajosas e fiéis. E o Senhor confia a eles o mundo, impulsiona-os a pensar grande e olhar longe "o mundo é vosso" diz, e garante: "Eu estarei com vocês”. Diz Marcos: “Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam”. E isto, porque o Senhor tem enorme confiança neles. Ele os santificou e sabe que serão capazes de contagiar cada vida que encontrarão: contagiar cada vida a começar sempre de novo, a levantar os caídos: a contagiar cada vida de novo fogo e vigor: serão capazes de contagiar cada vida de esperança nova. Eis o que o Senhor glorificado nos diz: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura, eu estarei convosco”. Não é hora de ficar olhando para o céu. E hora de sermos Igreja em saída, servidora, missionaria. O Senhor precisa de nos. Nossos os nos esperam. o Senhor no evangeliza mais sozinho: agora Ele precisa de nos. Ele conta com cada um de nos. Agora o protagonismo será nosso, impulsionados e assistidos pelo Espirito Santo. Por isso a Igreja reza Vinde,. Espirito Santo!